quarta-feira, 28 de maio de 2008

Por que pagamos impostos?

Parabéns, se você trabalha no Brasil esse é o seu dia de alforria, a partir de hoje você trabalha para você e sua família, até então toda a renda gerada foi para alimentar o governo e pagar todos os imposto. E por que pagamos tantos impostos? Ora, pagamos para termos saúde de qualidade, segurança, educação, justiça e tantos outros serviços públicos, o que faz dos impostos um investimento no bem estar de todos, certo? Errado, nossos impostos infelizmente não retornam da forma esperada, todo o dinheiro que pagamos é muito mal empregado, mal utilizado pelos que administram o País, se não muitas vezes embolsados, roubados. Se olharmos nossas cidades veremos que não temos boas escolas, em geral elas são precárias, com professores mal qualificados e mal pagos. Nossos hospitais carecem de médicos, estão em prédios mal conservados, vacinas e remédios são mal armazenados e muito dinheiro que poderia salvar vidas é perdido todos os dias. Nossa polícia é corrupta, pouco ágil, desinteressada e mal paga, nosso presídios funcionam muito bem na formação e aperfeiçoamento da criminalidade e nossa justiça leva anos para julgar e dificilmente podemos ver casos onde a justiça realmente tenha sido feita, no sentido literal da palavra. Então muitos vão pensar, ah, somos um país pobre, com só 500 anos, tão novo, colônia de exploração, ? Na verdade somos um país rico, riquíssimo, a maioria dos países do mundo só se desenvolveu nos últimos 100 anos, se não 50 anos como é o caso da Alemanha e Japão. O que faz o Brasil assim então? Na minha opinião somos reféns de trocentos ministérios inúteis que podem ser vistos se formos a Brasília, é tanto ministério, secretaria especial etc... que mal cabe nos edifícios e anexos da explanada dos ministérios. Toda essa estrutura pouco eficiente somada a corrupção e a incompetência em gerir o dinheiro publico são o ralo por onde se vai todo nosso imposto pago.

4 comentários:

Anônimo disse...

Em outras palavras, nós pagamos para manter a máquina pública rodando. Infelizmente ela está rodando e rodando, sem sair do lugar...
E ainda tentam reinstalar uma CPMF reformada. Se já tiveram mais de 10 anos de CPMF e não houve melhoria significativa alguma, porque mais alguns anos devem mudar algo?? Inacreditável, imoral e típico do governo.

Flávia disse...

E pensar que boa parte do dinheirose perde no meio de uma burocracia burra, isso sem falar em corrupção. Quanto menos dinheiro passando pela mão do Estado, melhor.

Anônimo disse...

Já dizia um amigo meu: nesse país, a única coisa que melhora é vida de político.

André disse...

O povo não dá a menor importância pra isso. Mas se uma porcaria de um time de futebol é rebaixado num campeonato pão e circo aí eles choram, ficam revoltados e quebram a avenida Paulista... Esse povão tem que tomar na cabeça mesmo pra aprender