segunda-feira, 12 de maio de 2008

Homo Sapiens


Nossa espécie habita esse mundo há apenas 200 mil anos, digo apenas, pois nosso planeta já existe há 4,54 bilhões de anos, e nossa história fora das cavernas e savanas começa há irrisórios 10 mil anos, ou seja, nossos antepassados estiveram a maior parte do tempo coletando frutas, caçando, fugindo de predadores e se protegendo do frio antes que começassem realmente a produzir algo de cultura e civilização. Em 10 mil anos, dominamos o fogo, inventamos a roda, construímos e destruímos cidades e impérios, navegamos por todos os mares, chegamos aos pólos, aprendemos a utilizar a energia dos átomos e fomos ao espaço. Ainda assim nos sentimos indefesos perante a natureza tão mais velha e sabia que nós, não conseguimos ainda prever furacões, terremotos, maremotos e vulcões, não sabemos sequer quando um asteróide ou qualquer outro objeto do espaço poderá chegar e acabar com tudo o que conhecemos para sempre. Somos tão pequenos e indefesos perante as forças do planeta, que nem nossas armas mais potentes, ou nossos governos mais poderosos são capazes de algo para nos proteger desses perigos que constantemente nos ameaçam. Chaitén, Sinchuan, Mianmar, New Orleans e tantos outros lugares que somem ou mudam para sempre de uma hora para outra com a simples ação da mãe natureza. Mesmo São Paulo e Rio de Janeiro, cidades grandes e poderosas sentiram a poucos dias que tudo pode virar pó de uma hora para outra, mesmo que muitos não tenham se dado conta. Por isso creio que o melhor da vida é curti-la aqui e agora, pois o único que temos certo é o momento que vivemos então sejamos felizes, façamos aos que estão em nossa volta felizes e vivamos a vida sem levá-la tão a serio, sem que nos prendamos a pequenos detalhes, coisas pequenas que são insignificantes diante do milagre de nossas vidas e mais ainda nos bilhões de anos que já se passaram desde o inicio e que ainda virão até o fim.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pior que ficarem surpresas com a força da natureza, algumas pessoas ainda insistem que "deus" criou o universo há 6 mil anos atrás. É tão imbecil quanto afirmar que 2+2=5.

---

Hoje está um dia ruim, problemas, correria, trabalho... Resolvi algumas coisas na rua e voltei pra casa mais cedo, tentar esfriar a cabeça.

Abraços!