segunda-feira, 19 de maio de 2008

Um Bom Desenvolvedor de Software

Outro dia conversava com um grande amigo e ex-chefe sobre como faltam no mercado bons desenvolvedores de software. Coloco aqui o que a meu ver é um bom desenvolvedor de software, independente da plataforma em que trabalhe, até por que um bom desenvolvedor de software é multi-plataforma. :-)
  • Ser uma pessoa de mente aberta

Pessoas dogmáticas nunca serão capazes de reconhecer que há maneiras diferentes de se resolver um mesmo problema, e de avaliar qual a melhor tecnologia a ser utilizada em cada situação.

  • Possuir bom raciocínio matemático

Programar é desenvolver algoritmos, é resolver o tempo todo problemas matemáticos, e em geral a solução mais simples é a correta, quem não consegue entender e resolver problemas matemáticos não tem como ser um bom engenheiro de software.

  • Ter boa capacidade de análise e interpretação.

Para começar a resolver um problema é preciso primeiro entender o enunciado, o que é pedido. Sem conseguir entender o que está sendo solicitado é impossível desenvolver uma solução adequada.

  • Ser comunicativo

Pessoas que não se comunicam, não conseguem trabalhar com os outros, é preciso saber trabalhar em equipe: Duas cabeças pensam melhor que uma.

  • Humilde

Quem não é humilde nunca reconhece que precisa de ajuda, nunca pede por ela, demora mais para resolver os problemas e nem sempre o fará da melhor forma.

  • Dominar o Inglês

Sem dominar o inglês o desenvolvedor não terá acesso a maioria das fontes de informação sobre resolução de problemas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu só adicionaria um item: - Estar disposto a se atualizar (ou: gostar de estudar);
Mas acho que isso se aplica a qualquer um que deseja ser bom profissional, independente de área.

Abs!