terça-feira, 20 de maio de 2008

Novo Passaporte é uma decepção!


Muito se fala sobre o novo passaporte Brasileiro, que é mais moderno e traz uma série de novos recursos de segurança. Eu pessoalmente sempre tive uma bronca do fato do novo passaporte ser azul e trazer a palavra Mercosul acima de Republica Federativa do Brasil, o que julgo sem sentido. Está certo que o Brasil faz parte do Mercosul, assim como de uma série de outros tratados, além do mais o Mercosul não passa de um tratado comercial com algum viés político, e nada além disso, ao contrário da União Europeia (Não Mercado Comum Europeu, nome que nunca foi incluído nos passaportes europeus) que engloba o livre fluxo de pessoas e a abertura completa das fronteiras da maior parte dos países membros através do acordo Schengen e uma moeda única o Euro. O Mercosul esta longe disso e incluir seu nome nos passaportes dos países membros não passa de uma publicidade Populista dos governos desses países. Mas minha decepção vai além desse factóide, pois o atual passaporte é muito simples. A Capa além de feia é de má qualidade e pode ser facilmente percebido comparando o atual documento a modelos antigos, de uns 10 anos atrás, ou de outros paises. O interior é composto por folhas extremamente finas que aparentemente podem ser facilmente rasgadas, além de a Assinatura ainda ser feita a caneta e não impressa como em passaportes de outros países com tecnologia similar. Pagar quase 200 reais por esse caderninho é um roubo, pois visivelmente o material utilizado é de baixissima qualidade para um custo tão elevado. O Pior de tudo é que o passaporte é o documento dos Brasileiros no exterior e deveria ser melhor apresentável. Vai ver pelo menos o passaporte do Lula e cia é seja de melhor qualidade.

3 comentários:

Flávia disse...

Concordo TOTALMENTE! A capa é muito tosca, parece que em questão de meses, se usar com frequência, vai se desbotar e amassar(igual ao de 5 anos atrás, diferente do de 10 anos atrás - que era melhor). Mercosul, pra que? As letras estão feias. Ele é caro. Vergonha do passaporte. O negócio vai ser comprar aquelas capinhas bregas, porque ele vai estragar!

Anônimo disse...

Passaportes com RFID então, só em 2020! Mas de qualquer forma, eu colocaria meu passaporte em uma "carteira de Faraday".
Abs!

Anônimo disse...

factóide
fac.tói.de
(ingl factoid) sm Afirmação improvável, que de tanto ser repetida acaba sendo aceita como verdade inquestionável.