quarta-feira, 14 de maio de 2008

Impressões sobre Santiago




Tenho visitado Santiago desde que era criança, é uma cidade com a qual tenho uma estreita ligação, parte de minha Família vive lá. Porém nunca fui um profundo conhecedor da Cidade, sempre me limitei a ir onde me levavam ou onde precisava ir, e só agora tive a oportunidade de dirigir e tentar me localizar nesta que é a capital do Chile. Santiago para mim é uma cidade peculiar, cercada por altas montanhas, e com traçado quadricular típico de cidades espanholas. Suas longas avenidas cruzam a cidade de Norte a Sul ou de Oriente a Poniente. A Santiago de minha infância está localizada na Vila Frei, um bairro de casas que parecem pré-moldadas e ruas estreitas em Ñuñoa, comuna no setor Oriente de Santiago, era lá onde eu ficava, na casa de meus tios, por uma semana antes de regressar ao Brasil. Até então não sabia ao certo como chegar até lá, mas me aprece que sempre soube que ficava próxima a Avenida Grécia. Minha família ainda mora em Ñuñoa, não mais meus tios que se mudaram pra outra cidade, mas meus primos, irmão e meu Pai que voltou há alguns anos para o Chile.

Santiago é uma cidade de negócios e uma ao mesmo tempo capital do governo chileno, no centro estão muitos edifícios públicos como o Palácio de la Moneda e a sede de diversos ministérios, além de Museus muito interessantes como o de Arte Pré Colombiana, de História Nacional e o Museu de História Natural, também estão lá o Mercado Central e seus restaurantes, que a mim não me atrai, pois me parecem demasiadamente para Turistas, e por que prefiro comer mariscos e peixes em Con Con ou Valparaíso. Para se locomover pelo transporte publico é preciso utilizar um cartão como do Bilhete Único, mas em Santiago não há cobradores nos ônibus e é impossível paga-los com dinheiro, então o cartão ou Tarjeta Bip são obrigatórios para quem deseja utilizar o sistema de Ônibus Transantiago, ao qual já me referi em outro post. Outro modo de se locomover é de carro, mas caso não conheçam bem a cidade aconselho o uso de um GPS, pois não há muita sinalização nas ruas.

O que gosto em Santiago são suas espaçosas calçadas, seus edifícios modernos e seus edifícios antigos, seus restaurantes de comida típica e sua "fuentes de soda" onde se pode comer ricos "Completos Italianos", Chacareros. Gosto também de poder ver a Cordilheira, principalmente quando esta está toda nevada, de subir no Cerro San Cristobal e de estar tão próximo de minha Família e raízes.