quinta-feira, 15 de maio de 2008

São Paulo muito concreto e pouco verde



Há anos observo como a cidade cresce, como bairros são remodelados, como o sistema de transporte é remodelado, avenidas, pontes e novas ruas são construídas, favelas verticalizadas, mas também observo que há muito não surgem novas praças e áreas verdes na cidade. Lembro-me da ultima inauguração de praça que presenciei, acho que tinha uns 5 anos, minha mãe me levou para ver o então prefeito Mario Covas e o candidato a prefeito Fernando Henrique Cardoso inaugurando um conjunto de 3 praças na Vila Ida, foi a Praça Eng. Norivaldo Pêra Geral, nome que confesso só soube agora após consultar o Google Maps, bom desde aquela inauguração acho que nunca mais vi nada parecido em Sampa. Mesmo quando morei na Granja Viana em Cotia na Grande São Paulo, vi que mesmo lá região que prega a "qualidade de vida" há muito poucas praças e áreas verdes urbanizadas (desconsidero mato). Infelizmente já ouvi que em São Paulo há muita gente que considera as praças e áreas verdes desnecessárias, pois hoje em dia as pessoas não freqüentam mais esse tipo de espaço, isso por causa da violência, e além do mais a tendência é que cada vez mais as pessoas vivam em condomínios fechados e freqüentem os grandes Shoppings Centers. Eu acho tudo isso triste e mesmo uma grande besteira, pois basta ver outras cidades do mundo, todas se revitalizando com boulevards, praças, muitos espaços verdes, isso na verdade atrai mais pessoas e afasta a violência. Quem freqüenta esses lugares são famílias, namorados, casais jovens e idosos. O oposto acontece em torno dos condomínios fechados, onde há apenas grandes muros que fazem do entorno a esses empreendimentos lugares muito pouco convidativos. Tenho pena de São Paulo largada ao interesse das imobiliárias e construtoras que querem aproveitar cada centímetro quadrado para construir novos edifícios sem se preocupar com a qualidade de vida de quem for trabalhar ou morar lá. Na Rua do Rocio hoje há um enorme muro de um novo conjunto de edifícios, esse muro tornou a rua mais feia, talvez até mais perigosa e a própria rua, que é estreita, já não da vazão a todos os carros que passam e passarão por lá, e que hão de aumentar a cada novo prédio inaugurado na região.

5 comentários:

Flávia disse...

Se não se faz nem rua para as pessoas se locomoverem, imagina praça. Aqui em Rio Claro tinha um prefeito que gostava de fazer praças, mas virou motivo de chacota: o prefeito das pracinhas.

Anônimo disse...

São Paulo, infelizmente, como nosso país, já não tem mais jeito :(

Anônimo disse...

Se não gosta daqui, vai embora de uma vez

Unknown disse...

Na verdade gosto muito daqui, mas realmente vou embora. Gostar não significa fechar os olhos para o que está errado. Se gostar de Brasil e de São Paulo não significa aplaudir o descaso e a miséria.

Anônimo disse...

Putz, não vai rolar :( tenho trabalho e depois aula do mestrado :(

ps: acho que o anonimo estava falando do meu comentario tb :P soh eh preciso responder que otimismo tem que ser limitado pelo realismo.

Abs