terça-feira, 6 de maio de 2008

O Transantiago


O Polémico sistema de transporte da cidade de Santiago não nos pareceu tão ruim como a propaganda, na verdade até nos surpreendeu positivamente. Há mais de um ano estou sem carro e tenho sido usuário assíduo dos sistema de transportes públicos de duas cidades, Zurique e São Paulo. A primeira com seus 300 000 habitantes e a maior cidade da Suíça, possui um transporte exemplar, e não a toa é a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo, os trans, trens, troleys e ónibus sempre na hora prevista, sinalização que torna fácil a sua utilização, mesmo porque não domina a língua alemã. E Sampa com seus 10 milhões de habitantes, uma das maiores cidades do mundo, com seus ónibus pouco eficientes, presos no transito caótico da maior metrópole sul americana. A partir desses dois patamares posso avaliar então o Transantiago. Bom, não eh a tranquilidade da pequena grande cidade, mas ao mesmo tempo não eh o terror e caos da capital Paulista, então a final como e o transporte publico da capital chilena? Eh um sistema pensado nos moldes europeus, com linhas que devem ser usadas de forma integradas, não se paga a passagem por viagem, mas pelo tempo de uso. não há catrácas o que torna o tempo de embarque mais rápido e de modo geral os motoristas respeitam os paradeiro. Mas ainda deixa muito a desejar quando os quesitos são sinalização, pois nos ónibus não há a indicação do trajeto a ser percorrido nem possíveis integrações, também os pontos são pouco informativos, e pelo que me foi contado, há pouca capilaridade do sistema em bairros mais periféricos, alem da falta de expressos para atender as regiões mais distantes. Porém a integração com o metro funciona perfeitamente e ao contrario de São Paulo, nada e pago a mais por utilizar-se os trens a não ser no horário de Rush quando uma pequena diferença eh cobrada. Os ónibus também aparecem em intervalos curtos, e se movem relativamente rápidos pelo transito da cidade, mesmo nos piores horários. De fato há muitos problemas a serem resolvidos pelo novo sistema de transportes da capital chilena, mas ele esta na direção correta e eh possível prever que em 10 anos mais poderá se tornar um exemplo para outras cidades latino americanas de porte similar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Escutei no rádio outro dia um político admitindo que não havia investimentos pesados em transporte público porque isso não traz votos (aos mesmos moldes do outro político que falou isso para educação). E, de fato, isso é o que ocorre - convenhamos que lutar para conseguir investimento para construir somente a linha amarela do metro em SP, e ao mesmo tempo lutar por um trem-bala para o RJ, não faz muito sentido.
A linha amarela e o trem-bala vão ficar prontos muito depois do trânsito entrar em total colapso :(
Agora vou fechar o laptop e enfrentar 1h de trânsito até em casa.
Abs!