segunda-feira, 16 de junho de 2008

Democracia, Asilo e Hipocrisia

Não sei se lembram de Erislandy Lara o jovem boxeador cubano que desertou durante os jogos panamericanos no Rio de Janeiro em 2007, se se lembram também da pressa com que os atletas cubanos foram retirados do Brasil para que evitasse novos casos como o dele. Pois Erislandy Lara na época foi encontrado pela policia federal, que em uma atitude parecida com a da policia de Getúlio Vargas no caso Olga, entregou o atleta para o regime de Fidel até então. Mas essa semana ficamos sabendo que finalmente Erislandy Lara conseguiu escapar da ilha e encontrar asilo em uma nação realmente democrática. Fica então no ar o que acontece no Brasil, um país democrático que deveria cumprir com tratado internacionais que prevêem o acolhimento de asilados políticos e fez a vontade do ditador cubano e enviou de volta esse boxeador mesmo com ele correndo risco de vida, uma vez que na ilha há a pena de morte para crimes contra o regime, fato que é tristemente aplaudido por muitos que vêm a ilha como um exemplo de avanços sociais. Será que o Brasil segue sendo de fato uma democracia? Por enquanto tendo a crêem que mantemos sim muito da democracia, pelo menos no que se refere a liberdade de expressão, pois ainda não tenho medo de falar o que penso ou mesmo escrever esse blog, coisa proibida em países como Cuba e China. Espero que nossa democracia resista, como há de ser, porém vale lembrar que logo no inicio do governo Lulla houve fatos preocupantes como a perseguição a jornalistas estrangeiros que escreviam textos fora do que esperava o governo, e mesmo a tentativa de fazer valer leis de controle da imprensa e da expressão.

5 comentários:

柴田 disse...

infelizmente o lula é amiguxa dos ditadores desses países de quinto mundo, esse é nosso futuro se continuar com uma tartaruga no planalto. Quem anda com a escória é escória.

Mas como disse um comentarista da JP sobre o Dunga ontem no jogo do Brasil, se a tartaruga tá em cima do poste, é por que alguém a colocou lá.

ps: edita ae -> o Pan-demônio do rio foi em 2007 :P

Flávia disse...

E levaram os atletas em um avião da Venezuela, não foi? Estamos fritos todos nós latinoamericanos.

Anônimo disse...

Acredito que a democracia existe sim e é eleito o mais votado pelo povo. No entanto, a maioria do povo é manipulada facilmente - o que quebra qualquer benefício da democracia...

Isso sem falar que voto obrigatório é um absurdo...

Anônimo disse...

Concordo (com ressalvas) com o postado até agora. Discordo apenas do comentário sobre o voto obrigatório: se o mesmo não fosse obrigatório, todo ano ia ter um coronel do Nordeste na Presidência...

Anônimo disse...

Mas já não é assim, anônimo?

Anônimo, talvez para a posição não tenha sido assim (talvez bem grande). Mas quem você acha que ganha as eleições hoje em dia?

Abs