segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mesa com Acarajé


Mesa com Acarajé
Upload feito originalmente por Mario Andrés Solis

Hoje nossa aventura foi preparar um almoço baiano para um grupo de amigos de diferentes nacionalidades: Grego, Polonesa, Portugueses e Indianos, o prato principal foi a Moqueca de Polvo com Camarão, um prato delicioso sobre o qual vou comentar no próximo post, mas o grande desafio foi a entrada.

Primeiro pensamos em fazer um Ceviche, mas ficou a duvida sobre o quanto essa iguaria Chilena iria combinar de fato com o prato principal, tão baiano e tão brasileiro. Eis que então surgiu a idéia de fazer de fazer acarajé, mas como fazer acarajé em casa? Aqui ninguém tem raízes nesse estado tão rico em cultura que é a bahia. estamos bem para Chile, Espanha, São Paulo, Rio e Minas se bem que parte da minha família materna vem de Belém do Pará e até da Ilha do Marajó, mas lá é bem mais ao norte a comida é diferente.

Bom, fazer um acarajé... sabe Zurique é cheia de brasileiros e muito comum ouvir por aqui diferentes sotaques do Brasil, e sem duvida há muitos baianos, e não é difícil encontrar lugares onde se possa comer comida brasileira, como picanha, moqueca, bobó, pasteis, feijoada, mas acarajé é algo que nunca vi por aqui. Houve até uma vez em que fomos a um festival latino, encontramos até empanadas chilenas, e claro pasteis brasileiros, mas o acarajé tão comum em feiras de bairro de São Paulo servidos e preparados por autenticas baianas não estava presente.

Nossa vontade de comer acarajés nos levou a internet, aos Youtubes da vida onde pudemos encontrar alguns vídeos explicando como preparar o acarajé. Depois de muito pesquisar definimos a receita e fomos a compras:

- 500g de Feijão do Frade (Encontramos no Coop com o melhor preço, Sfr 3.20)
- Oleo de Dendê (Compramos na loja brasileira aqueles frascos pequenos como os que vendem no Pão de Açucar em São Paulo por Sfr 5.50, depois descobrimos que o Oleo de Dendê também existe em qualquer mercadinho Indiano de Zurique, a um preço muito inferior e vendido a litro com o nome de Palm Oil)
- Pimenta de Cheiro Baiana (Só na loja brasileira a Sfr 5.50)
- Leite de Coco (Mercadinho Indiano, Sfr. 2.70 0.5 L)
- Camarões usamos congelados que já tínhamos no congelador desde a vez que fizemos o risotto, mas se quiséssemos, na loja indiana também vendiam camarão seco.
- Castanhas de Caju e Amendoins (Tudo comprado no Coop)
- Tomates e Cebolas (Coop também)

O efeito colateral de ter feito esse prato foi ter descoberto o quão mais barato se pode encontrar Quiabo, Azeite de Dendê e muitas outras coisas na loja indiana.

Começamos a preparar tudo no Sábado a tarde quando colocamos o feijão de molho. No domingo cedo pegamos o feijão e o colocamos junto com a água no mixer, não trituramos ele, apenas quebramos um pouco para facilitar a remoção das cascas, esse é o processo mais cansativo e dificil, mas utilizamos uma técnica sugerida nesse video do Youtube:



Uma vez que tivemos a grande maioria das cascas removidas, passamos a triturar de fato os feijões, até obter uma massa a qual mais tarde acrescentei sal e alho, depois disso bati a massa por cerca de 30 minutos e fritamos ela em uma panela Wok com uma mistura de óleo comum e azeite de dendê (Não queríamos que ficasse forte demais para nossos convidados). Em paralelo preparamos um tipo de vatapá onde refogamos a cebola, dendê, castanhas de caju, amendoins e camarões fritos e em seguida acrescentamos a mistura leite de coco e pimenta de cheiro.

No fim abrimos cada um dos bolinhos de acarajé e deixamos na mesa para que as pessoas os enchessem com vatapá, camarões fritos e vinagrete.

Ficou suave e gostoso.

Um comentário:

andrea de paula giardino disse...

maaaaaaravilhoso!!!!!! deu áqua na boca.vou criar coragem para fazer, pois achei muito trabalhoso.