sábado, 7 de agosto de 2010

Empanadas fritas de Ostion-Queso y Camaron-Queso


Empanadas, vino, aji y ensalada
Upload feito originalmente por Mario Andrés Solis

As vezes sentimos falta daquelas comidas do Brasil e do Chile: Acarajé, Moqueca, Feijoadas, Picanha, Porotos Granados, Tomaticán, Locos, Congrios, Arrollados, Pastel de Choclos, Virado, Completos e até Pizzas ao estilo paulistano. Infelizmente nem todas as receitas são fáceis de serem feitas ou mesmo adaptadas. Locos e Congrios não existem por aqui, li que talvez se possa encontrar Congrios da Africa do Sul na Alemanha, vou verificar isso a próxima vez que formos fazer compras em terras teutônicas.

A idéia sobre o que seria o almoço desse sábado surgiu no fim de semana passado enquanto fazíamos compras em um Aldi (Rede de supermercados de origem Alemã) perto de casa, como sempre fui olhar quais eram os mariscos disponíveis para comprar e eis que me deparo com um pacotinho de Vieiras (Ostiones) congelas, não resisti e compramos dois saquinhos. Queríamos fazer em casa aquelas deliciosas empanadas de queijo e vieiras como a que costumo comer quando vou a casa de meus Tios no Chile, e que minha tia Glória sabe fazer como ninguém. Nossa maior dificuldade foi encontrar a receita, pois por incrível que pareça não está tão fácil de ser encontrada numa simples busca pelo Google, mas isso pode ser rapidamente resolvido com a ajuda da minha família lá no Chile.

Fizemos então 6 suculentas empanadas: 2 ostion-queso, 2 camaron-queso e 2 mistas (camaron-ostion-queso), abrimos um excelente vinho verde português e pudemos aproveitar de um típico almoço na varanda.

A Receita que seguimos foi a seguinte:

Para as empanadas usamos os seguintes ingredientes:

0,5 Kg de Farinha
60g de Manteiga
Água morna com sal
1 clara de ovo.
Vieiras congeladas cortadas ao meio
Camarões
Cebola picada
Queijo mussarela para pizza
Oleo de girassol.


Justamos a farinha em uma bacia grande de plástico, e despejamos a manteiga derretida em buraco que abrimos no meio do monte de farinha, misturamos e fomos acrescentando a água até que a massa estivesse com a consistência de chiclete. Então separamos vários bolinhos, que em seguida abrimos com o rolo formando pequenos círculos onde colocamos os seguintes recheios:

Ostiones-Queso: Metades de Vieiras cruas e Queijo
Camaron-Queso: Camarões previamente fritos na cebola, e Queijo
Camaron-Ostion-Queso: Todos os ingredientes das outras duas.

Usamos a clara de ovo para colar as bordas das empanadas e fecha-las adequadamente. Fritamos as empanadas usando uma Wok e o Oleo de girassol.

O resultado foram essas "Exquisitas" empanadas da Foto.

En Guete!

Nenhum comentário: