terça-feira, 29 de abril de 2008

Aproveitando as ofertas da vida


Existe uma piada que é mais ou menos a seguinte:
Um brasileiro, um argentino e um português estavam havia horas perdidos no meio do deserto do Saara, já não sabiam ao certo o rumo a tomar baixo o sol escaldante, quando encontram uma lâmpada mágica. O brasileiro esfrega a lâmpada e de dentro desta surge um Gênio, que concede a cada um um pedido. O brasileiro por ter sido quem encontrou a lâmpada é o primeiro, e pede que, por favor, o Gênio o enviasse imediatamente a uma praia do Rio de Janeiro onde poderia se refrescar no mar, beber cerveja e observar as belas mulheres na praia. Em seguida o argentino faz seu pedido, que é ser enviado imediatamente a Buenos Aires, onde poderá beber um Mate para refrescar-se e "Bailar un Tango" com uma bela portenha. O Português então se viu sozinho naquele deserto e sentiu falta de seus dois companheiros e por isso pediu ao gênio que os trouxesse de volta. Desejo que foi prontamente atendido e novamente estavam juntos os três perdidos no deserto.
Na vida varias vezes nos deparamos em situações complicadas, difíceis de lidar e também diversas outras vezes surgem interessantes oportunidades e caminhos distintos a serem seguidos, estamos sempre tomando decisões. A conseqüência natural disso é que algumas vezes tomamos a melhor decisão e outras em outras a menos conveniente, o engraçado é que nem sempre temos como avaliar isso no momento da decisão, pois não conhecemos muitas variáveis que podem ter impacto sobre o caminho tomado, basicamente não conhecemos o futuro. Algumas pessoas lidam perfeitamente bem com isso e procuram responder de forma coerente às ofertas que a vida apresenta, sabendo também suportar e entender que muito do que virá é fruto de uma decisão tomada há algum tempo atrás. Já outras pessoas não sabem lidar bem com isso, e procuram sempre culpar outros por seus problemas atuais. No momento de um revés devemos primeiramente tentar entender que ações nos levaram a esse prejuízo, ao entendê-las será possível tentar evitar que essas falhas tornem a se repetir, essa é uma forma de amadurecermos e tirarmos algo de bom do que passou. Mesmo de conquistas é importante tirar lições para que seja possível então repeti-las novamente ou mesmo entender por que não será possível repeti-la novamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que outra lição indireta da anedota é que nem sempre a solução para um dado problema é a melhor resposta para cada uma das pessoas envolvidas individualmente.
Assim como as oportunidades da vida vem e vâo, com elas aparecem e desaparecem escolhas importantes que definem a "qualidade" de uma pessoa como profissional/amigo/marido/namorado/(insira uma faceta qualquer da vida aqui) e raramente está relacionado a fazer o melhor só para si mesmo.
Abs!