quarta-feira, 9 de abril de 2008

Sede de Justiça



Se somos privados por muito tempo de algo que é importante, em geral tendemos a cometer exageros com relação a isto. É o caso de pessoas que ficam muito tempo sem comer, em geral as pessoas avançam sobre a comida de forma desesperada, acabam comendo mais que o necessário, não de forma saudável. Bom o que quero comentar não tem nada a ver com comida, mas tem a ver com a Justiça, tão necessária para que as sociedades mantenham-se organizadas, para que haja respeito e confiança. Infelizmente em nosso País o povo sente sede de justiça, pois ela se tornou algo muito raro. Estamos acostumados a ver crimes terríveis que nunca são solucionados, ou quando são, os culpados julgados e condenado nem chegam a cumprir suas penas devido a todas as sutilezas da justiça, que quando bem explorados por "bons advogados" tornam a impunidade algo certo. E é esse sentimento de injustiça que faz com que as pessoas queiram julgar e condenar por conta própria.

Recentemente temos acompanhado o caso da menina Isabella, assassinada de forma estúpida no ultimo fim de semana, a sociedade na sua sede de justiça precisava rapidamente encontrar culpados, e o estado na pressa de atender a esta demanda passa por cima de direitos básicos do cidadão, que é o direito a ser considerado inocente até que se prove o contrário. Não estou considerando ninguém inocente e nem culpando, porém colocar a culpa em pessoas antes que as investigações estejam concluídas e oferecer suas cabeças e imagens na midia como exemplos de "pré-justiça" é acabar com o estado de direito, e talvez um resquício da ditadura onde qualquer um podia ser preso sem provas sem necessidade de nenhum processo em andamento.

Neste caso vemos um promotor e delegados querendo aparecer na midia através de um caso que chamou a atenção da opinião publica nacional, e corremos o risco de cometer uma grande injustiça com pessoas que podem estar passando literalmente o pior momento de suas vidas e se estiverem falando a verdade, ao invés de criminosos serão duplamente vitimas, do crime e do estado.

2 comentários:

Flávia disse...

Parece que agora os desembargadores colocaram as coisas na ordem esperada, embora tenha tido uma multidão irada pedindo por justiça na hora da libestação do casal. O caso é realmente intrigante e muito trágico, mas vamos esperar as investigações e o devido processo.

Flávia disse...

E tudo indica que foi o casal de doidos mesmo. Ou é muito azar da parte deles.