quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tremor em São Paulo


Em São Paulo as 21 horas foi sentido um pequeno tremor de terra de 5,2 graus, sem duvida algo muito raro, e por isso mesmo assustador, se fosse em Santiago ou no Japão onde pequenos tremores são corriqueiros não alarmaria tanto como aqui no Brasil um país que não costuma presenciar tal tipo de evento geológico. Não foi nada grave, nada quebrou, mas as janelas e cristais estalaram, as camas se moviam como possuídas por algum espírito poltergeist. Não foi nada no fim. E para quem se assusta com terremotos e tremores pequenos como esse vale uma observada no site http://pasadena.wr.usgs.gov/shake/ous/index.html mantido pelo centro geológico do governo americano e que coleta informações sobre sismos no mundo todo e observar que eles ocorrem todos os dias em algum canto do planeta, desde que houve o tremor na capital Paulista e eu comecei a escrever este post a terra tremeu em Vanatu (4,9 graus) e no mar perto do Japão (5,2 graus). Bom uma boa precaução para evitar contratempos durante abalos é manter portas abertas, pois estas podem ficar travadas no caso de um sismo mais forte e impedir a fuga das pessoas. Lembro que meus avós no Chile, país que constantemente é atingido por tremores de terra, mantinha na porta duas capas amarelas de chuva, 2 lanternas e 3 rádios a pilha, que era pra no caso de um tremor mais forte pudesse rapidamente evacuar o apartamento não importando a hora. Claro que essa não é, nem nunca será a tipo de situação que vivemos no Brasil, fenômenos mais fortes que esse tem chances mínimas de se repetir, pois nosso país esta longe de qualquer falha geológica grande como o Chile que se encontra bem na junção de 2 placas. Bom acredito que podemos dormir tranquilos hoje, o terremoto já passou.

2 comentários:

Flávia disse...

A gente tem sempre que tentar dormir tranquilo. Mas já não bastassem os ladrões, agora temos um terremoto! Se bem que desconfio que o Lula tenha mandado esse terremoto para encobrir o uso dos cartões corporativos nos noticiários, hehehe. :D De qualquer maneira, hoje de manhã ouvi um pronunciamento do nosso prefeito Kassab que dizia para todos ficarem traquilos, que não iria mais ocorrer nenhum abalo. Ufa, agora estou aliviada. :)

Anônimo disse...

Não sei o que está acontecendo com o mundo hoje em dia. É padre que decide voar a balão de hélio, é terremoto em SP, vai entender!