sábado, 30 de agosto de 2008

Entendendo o Lixo

Um tema peculiar aqui na Suíça, principalmente para quem vêm de lugares onde ainda não há coleta seletiva de lixo é entender como funciona o lixo, o que deve ser descartado e de que modo. Para começar a grande diferença é que aqui pagamos pelo lixo que produzimos, quer dizer, você paga para jogar o lixo. Esse pagamento pode ser feito de diversas formas, que muda de cidade para cidade, aqui em Fällanden pagamos uma taxa que varia conforme o volume do saco utilizado, o saco deve ser etiquetado com o valor correspondente no momento de ser deixado no contêiner para coleta. Mas isso se refere unicamente ao lixo comum, ao registrarmos-nos no departamento de habitantes da munícipio de Fällanden, recebemos uma cartilha sobre como funciona a coleta de lixo, com calendário para cada tipo e explicando o custo de cada tipo de lixo. Aqui só se paga pelo lixo que será incinerado, na Suíça me parece, existem uns 28 incineradores de lixo que produzem energia elétrica a partir do que não pode mais ser reciclado, mas pode ser queimado.

Mas é possível economizar no lixo sendo verde, quero dizer é preciso separar o lixo que pode ser reciclado para que este seja coletado por empresas que reaproveitam esses materiais. As categorias aqui são: Roupas e texteis, garrafas PET, papel cartão, papel comum (limpo), alumínio, pequenos metais, Óleo vegetal e mineral, Porcelanas espelhos aço panelas, vidro branco, vidro verde, vidro marrom.

Cada categoria tem uma forma especifica de coleta que pode ser em um determinado dia ou local, por exemplo garrafas PET devem ser levadas a contêiner específicos, cartões são recolhidos uma vez por mês na porta de casa, por isso se torna importante montar em casa pequenas unidade de coleta seletiva do lixo. algumas outras coisas, como pilhas, lâmpadas, podem ser descartados na própria loja onde foram compradas, isso por que aqui os produtores são também responsáveis pelo lixo que seus produtos poderão se tornar no futuro.

Bom, eu só espero que possamos dominar esse assunto do lixo para que não tenhamos problemas no futuro.

Um comentário:

Flávia disse...

No começo é tudo muito difícil. Passar a manhã arrumando o lixo não é brincadeira. :)