segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Jogos da Opressão




Mais uma olimpíada acabou, e qual o saldo desses jogos? Foram os jogos da hipocrisia mundial, onde o mundo se curvou perante a ditadura opressora do partido comunista chinês e se silêncio frente a todo o abuso contra a liberdade e os direitos humanos promovidos por Beijing, mais o mundo celebrou isso e corou a china a maior potência esportiva da terra. Claro, não quero tirar o mérito dos atletas chineses que com certeza se esforçaram muito para fazer bonito em casa, mas imagine se algum fiscal de exame anti dopping iria se sentir confortável para tirar alguma medalha d
e ouro da China em território chinês. Na abertura dos jogos olimpicos uma cena me marcou mais que qualquer outra, foi a imagem dos soldados carregando e hasteando a bandeira olímpica, para mim aquilo foi claramente um sinal de que estes jogos de 2008 estavam sendo tutelados pelo pulso firme do partidão chinês.

Infelizmente não há coerência no mundo, o agir das pessoas e estados é muito mais subjetivo, e é
importante refletirmos sobre em que mundo e com que valores estamos vivendo hoje, e que legado deixaremos para as próximas gerações.

Os jogos chineses entraram para história, com a corrida irreverente de
Usain Bolt, as 8 medalhas de Michael Phelps, o ouro inédito Maurren Maggi e a luta de Fernando Gonzales frente a maquina Nadal.

3 comentários:

Flávia disse...

Agora seu blog não pode ser lido na China.

Anônimo disse...

Hahaha a Flávia tem razão...

Estava conversando com o Daniel e o pessoal lá no trabalho durante as Olimpíadas, mas poucos aceitam o que essa competição realmente é. Não se trata de preparo físico, de ser o melhor em um esporte, é a competição entre Estados.
Durante todas as Olimpíadas, as grandes potências poltico-econômicas da época disputaram o primeiro lugar no quadro de medalha. Sob a falsa imagem de promover a "união global", as grandes potências fazem propaganda do seu estilo de ser. Como, por exemplo, a China fez sua propaganda militar na abertura.
Olimpíadas não são lugares para comentaristas esportivos, mas políticos.

Abs!
ps: eu até fiz um post sobre a inutilidade de se torcer para as Olimpíadas e recebi um comentário nervoso de um cara pregando "patriotismo"... vai entender...

Martín Garrido Ramis disse...

hola, me he equivocado de blog, pero de todas formas, hola otra vez.