sábado, 5 de julho de 2008

Primeira Semana

Esse é o primeiro fim de semana desde que cheguei novamente a Zurique, particularmente essa foi a semana mais calorosa que já passei nessa cidade, a temperatura tem andado próximo aos 30 graus e o sol imperado quase todos os dias. O Trabalho em si não traz grandes novidades a não ser o fato de que agora estou mais próximo dos meus colegas de trabalho, inclusive junto comigo, que na prática não sou um funcionário novo, vieram mais 3 novos colegas, um italiano, uma australiana e um alemão, além de uma nova desenvolvedora indiana que havia iniciado a cerca de um mês e eu ainda não conhecia.

Mas além do trabalho mudar traz outras questões práticas como registrar-se aonde você vive, algo que não existe no Brasil e tão pouco no Chile, mas me parece que é algo comum pelo menos nos países germânicos, ao fim desse processo que iniciei deverei receber uma carteira de identidade de estrangeiro, que aqui é um caderninho com uma letra que indica o tipo de permissão de residência que você têm, e que no meu caso pode ser B ou L, B é a permissão de residência de longo prazo, tem uma cota anual para ser dada e pode ser que
eu já não consiga receber essa a essa altura, e ai vêm as L que são as que sobram no fim do ano. De qualquer modo estou morando em apartamento provisório que esta mais para um hotel, e por isso mesmo preciso encontrar uma casa ou apartamento definitivo ou pelo menos para um bom tempo, e isso pelo que tenho ouvido não costuma ser tarefa fácil aqui em Zurique, há muito pouca oferta para muita gente interessada e desse modo a concorrência é muito grande. Hoje fui dar uma volta nos arredores da cidade e fora dela para conhecer melhor os bairros e poder focar a busca em lugares onde eu realmente gostaria de morar, aqui isso envolve muitas variáveis, como o quanto de imposto de renda se paga numa determinada cidade, sim, aqui o imposto de renda varia conforme o seu endereço, ou as escolas próximas, no caso de se ter filhos em idade escolar, pois como a educação é publica seus filhos vão ir estudar na escola mais próxima de casa conforme indicado pelas autoridades. Hoje encontrei um apartamento que gostei a um preço bom e dentro de Zurique mesmo, com fácil acesso ao Tram ou ao Trem, vamos ver como me saio nesse primeiro embate.

Outra coisa que é preciso se preocupar é quanto a abrir uma conta corrente, há algumas opções, eu até já tenho uma conta aberta aqui, mas vou fechar, era uma conta no UBS, vou tentar abrir em outro banco agora, e para isso quero saber melhor o que eles oferecem. Cartões de Crédito pelo que pesquisei aqui podem ter um custo de manutenção muito elevado quando feitos diretamente no Banco, há opções melhores, e os juros variam entre 9% e 12% ao ano dependendo da operadora do cartão de crédito.

O Plano de saúde aqui é obrigatório, cada um paga o tipo de plano que deseja para si, existe um mínimo básico que deve ser oferecido por todas as seguradoras de saúde, vou fazer esse aí uma vez que não pretendo precisar de nada mais sofisticado, o sistema de saúde daqui é parecido ao dos EUA e do Chile.
As coisas estão andando, ainda há muito pra ver, meu maior problema agora é estar longe da minha esposa, que ficou no Brasil esperando por seu visto que ainda não saiu, as autoridades de imigração daqui são muito complicadas e exigem inúmeros papeis, mas o dela é questão de tempo, pois a constituição da Suíça não permite a separação de famílias, o processo agora é só burocrático e envolve ela provar que de fato esta casada comigo.

Bom Zurique não é assim tão novidade para mim e até já pude encontrar alguns antigos amigos que tenho nessa cidade e ir com eles nadar no lago de Zurique, que agora está mais para mar e o parque que o rodeia mais para praia, tem até areia de verdade em muitos lugares, para que realmente pareça uma praia, a vantagem é que a agua não é salgada e refresca muito mais quando se mergulha nela.

As fotos ao lado são do passeio que fiz hoje a uma cidade chamada Griefensee e que esta ao lado do lago de mesmo nome que pode ser visto aqui na ultima foto. Caso não de certo a aplicação que farei essa segunda feira no apartamento aqui em Zurique é nessa cidade que quero concentrar meus esforços.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente Zurique é uma cidade e tanto, é fácil de entender a concorrência para conseguir um apartamento. Se bem que, com o sistema de transporte, mesmo que more há alguns kms de distância não há problemas.
Abs

Flávia disse...

Eu queria estar participando disso desde já.