quarta-feira, 30 de julho de 2008

Republica do Queijo Gruyère

Faz tempo que não posto nada novo, não que não haja novidades, na verdade há muitas, mas tenho tido pouco tempo e muita preguiça para escrever algo e essa combinação de fato não funciona muito. Bom já faz 1 mês que cheguei a terras de Guilherme Tell, e até que posso me considerar no bom caminho da integração cultural. O maior choque até agora foi o enorme calor que faz por aqui, aquela imagem dos Alpes, neve e founde não remete em nada a realidade dos dias calorosos e abafados que temos vivido, com o sol nascendo logo após as 5.00 e se pondo logo antes das 22h são quase 17h de sol todos os dias, com uma temperatura média em torno dos 25 graus, pode não parecer muito, mas as vezes a falta de vento torna esse calor matador. Mas há outro aspecto da vida alpina que são muito interessantes, como a praticidade de se resolver tudo pelo correio, sim quase tudo. Nunca usei tanto o correio como tenho feito nos últimos 30 dias, se pode abrir conta no banco, solicitar cartão extra, aplicar para aluguel de apartamento, assinar contrato de aluguel, contrata seguros, plano de saúde, que por aqui é um seguro de saúde mesmo e muito muito mais mesmo. O Correio por aqui é uma instituição de muito prestígio e que realmente faz parte do dia a dia de todos. Uma coisa boa é o fato de praticamente não ser necessário ir a sua agência bancária para nada, pois sacar dinheiro pode ser feito a partir de qualquer um dos diversos caixas eletrônicos de qualquer banco espalhados por todos os lados, e todas as chatices como informar novo endereço, pagamentos, solicitar novo cartão para saque, cadastrar mais alguém com direito a movimentar sua conta pode ser resolvido por Internet ou Correio, assim as agências bancárias aqui passam o dia todo como grandes halls vazios, com 1 ou2 caixas, algumas recepcionistas e do resto você vê muito pouco, mesmo assim não são poucas as agências, o horário de funcionamento é das 8.00 as 18.00 ao menos aqui em Zurique.
Mas é isso, acho que a principal novidade é que estou agora acompanhado da minha gatinha, que já está há uma semana aqui, uma semana em que conseguimos encontrar um apartamento para morar :) o que é uma bela vitória considerando o como é considerado complexo o mercado imobiliário da região, ainda mais quando você tem o fator língua atrapalhando.

2 comentários:

Flávia disse...

República do Queijo :P Se eu fosse suíça eu diria em bom português: sacanagem :P

Carol, Ênio e Leila disse...

Parabéns pelo apartamento. É bom ver mais um blogueiro na Suíça. rs

Um abraço,
Carol