domingo, 17 de maio de 2009

Jantar Sul Americano

Hoje tivemos carne! Carne bovina, um artigo de luxo aqui na terra da Heidi, ainda mais quando sul americana, claro que esse sul americana não deve ser brasileira uma vez que há um embargo contra a carne da nação verde amarela, mais provavelmente é carne proveniente de terras argentinas, a embalagem não informa, mas que seja, ainda é um excelente pedaço de carne.

Esse tipo de post costuma ir no blog da Flávia, mas como dessa vez fui eu quem preparou tudo, baixei as fotos primeiro pro computador e por que essa hora as duas mulheres dessa casa já estão dormindo, eu estou postando essa aventura culinária. Pois tudo começou há uma semana, onde finalmente decidimos desbravar o paraíso das compras na Republica Federal da Alemanha.

Muita já tínhamos ouvido sobre as vantagens de fazer compras do outro lado do Reno, mas nunca havíamos ido, um pouco por preguiça e ao mesmo tempo falta de ideia sobre onde exatamente ir, uma vez que a Alemanha não é assim um país pequeno, mas após alguma pesquisa na fonte de conhecimento dos expatriados dessa terra, decidimos ir a cidade de Engen há 60 minutos de Zurique.

Engen é uma cidade simpática, localizada bem próxima a fronteira com a Suíça, possui alguns supermercados com Lidl, Aldi e Edeka. É uma cidade turística também e tem um centro antigo muito bonito e bem conservado, as pessoas são simpáticas e bem receptivas, tivemos a impressão que há uma considerável comunidade italiana na cidade, uma vez que toda a vez que abordamos alguém para pedir informações queriam falar em italiano conosco.

Quando se vêm da Suíça a Alemanha a impressão que se tem é a mesma que quando se sai de São Paulo para Minas, diríamos a Alemanha é uma grande Minas Gerais para os Suíços, muito verde, grandes propriedades rurais e uma vida mais pacata, inclusive o posto de fronteira ficava numa estradinha bem pequena, pode ser visto na primeira foto.

Mas nosso assunto aqui é outro, já estava me perdendo, hehehe, a carne, sim a carne, pois essa compramos ali, em Engen, aproveitamos a isenção que temos para trazer até uma certa quantidade de produtos do país vizinho, que é 0,5 Kg por pessoa (A Letícia também conta como uma pessoa claro) para trazer esses suculentos bifes bovinos da América do Sul para nossa casa. Lá não é barato, mas aqui ma republica helvética é ainda muito mais caro.

Aí estavam nossos pedaços de carne no congelador, até que hoje resolvi preparar algo bem sul americano. Bife chorizo acompanhado de puré picante e ensalada chilena com palmito, o que a torna chilena-brasileira como eu :).

Pois aí segue a receita:

2 bifes bovinos de 200g pré temperados vendidos no Lidl
4 batatas
2 tomates
1 lata de palmitos
1 cebola
Chili em pó
Leite
Manteiga
Azeite
Sal

Primeiro coloque as batas para cozinhar na panela de pressão, enquanto isso pique os tomates e os palmitos, corte a cebola em rodelas, junte tudo em um prato e tempere com azeite e sal.

Em seguida retire as batatas do fogo, pele e junte tudo numa vasilha com manteiga, sal e 2 colheres de chá de chili em pó, junte um copo de leite e bata tudo com o mixer.

Em seguida abra uma garrafa de vinho Cabernet Sauvignon e deixe respirando enquanto prepara os bifes.

Pronto, um belo jantar sul americano :) com carne argentina, vinho chileno e palmito do Brasil

Um comentário:

Flávia disse...

Estava uma delícia!!! Como sempre :P