segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sächsilüüten


































O Sechseläuten (Sächsilüüten em Zuritüüsch) é um feriado da cidade de Zurique onde se celebra mais que o fim do inverno a chegada da Primavera e os dias longos que podem ser aproveitados com luz do sol por todos os que param de trabalhar as 6h. Diz a história que antigamente os habitantes de Zurique trabalhavam durante o inverno somente até o por do sol, o que durante os meses de Dezembro e Janeiro acontece ente 4 e 4.30 da tarde, porém com a chegada da primavera os dias passam a ser mais longos, porém para compensar os dias com menos horas trabalhadas os trabalhadores seguiam trabalhando até o por do sol, até que um dia eles voltavam a trabalhar até as 6h da tarde, por isso Sechseläuten, que em alemão é parar as 6.
Essa é uma festa cheia de tradições, desde as parada com as crianças no sábado, onde além delas também participam algumas comunidades estrangeiras da cidade, bem como algum cantão convidado. As crianças desfilam com trajes de diferentes épocas e acompanhadas de diversos personagens e carros alegóricos que fazem alusão a primavera que esta iniciando.
Mas a parada mais importante é a de segunda feira, onde desfilam as 26 associações profissionais, politicas e militares de Zurique, todo vestidos com roupas de épocas atravessam a cidade da Burkliplatz pela Bahnhofstrasse até chegar a Opera em Bellevue e então lá as 18h é que é colocado fogo no Böögg, talvez algo que lembre a malhação do judas que temos na semana santa, mas o Böögg aqui que será malhado, ou melhor queimado na fogueira em um ritual que nos remete a tempos medievais, representa o Homem de Neve, afinal depois de 6 meses de frio nada mais natural do que o desejo de queimar algo que simbolize o inverno e que ele fique bem longe. A tradição diz que quanto mais rápido o Böögg queimar, melhor e mais longo será o verão, bom, este ano ele levou 12 minutos e 45 segundos, fazendo um paralelo a outros anos, podemos esperar um verão de pelo menos uns 30 a 35 dias... tomara :)

Um comentário:

Flávia disse...

E que venha o Sol!