domingo, 31 de maio de 2009

Férias no Golfo

Semana passada tiramos nossas primeiras férias da Suíça em quase um ano, o destino escolhido foram os Emirados Arabes, mais precisamente a cidade de Dubai, famosa por seus arranhacéus e ilhas artificias, uma miragem no meio do deserto.

Talvez nunca tivesse nos passado pela cabeça ir conhecer esta fantástica cidade de Oriente não fosse o fato de minha irmã viver lá há quase 3 anos.

Chegamos em Dubai na madrugada do dia 21 de maio, a temperatura batia os 39°C e portanto muito mais quente com os calidos 25°C que deixamos em Zurique. Há pelo menos 3 voos diretos diários entre Zurique e Dubai, mas a maioria dos passageiros que utilizam a rota não ficam no Emirado, a maioria se dirige a Índia, Irã e outras localidade do Oriente mais distante, nós éramos uns dos poucos a ficar nessa cidade.

Durante 7 dias percorremos Dubai e Abu Dhabi, vimos e aprendemos muitas coisas. Em Dubai sob um calor que passava os 45°C durante o dia visitamos seus principais pontos turísticos e seus gigantescos shoppings. A primeira vista parece ser uma cidade grande como outra qualquer das Américas ou da Europa, porém ao observarmos bem vemos que as diferenças vão além dos textos e números escritos em Árabe nas placas de transito, no ar há sempre um smog formado pela areia do deserto que esta ali logo do lado, os carros na rua em geral Jipões e SUVs branquinhas circulam pelas modernas autovias da cidade, nos falaram que o Branco é a cor preferida para os carros em Dubai, manter um carro branco sempre Branco nessa terra cheia de areia requer muito cuidado e muito dinheiro com lavagens seguramente quase diárias.

Nos shoppings o que mais nos chamou a atenção não foram as lojas ou todo o aparato recreativo que inclui até pistas de Ski, mas sim as pessoas. As mulheres com o corpo e rosto totalmente coberto passeiam pelas lojas de marcas conhecidas, o que será que compram tanto, se a única roupa que exibem é essa túnica negra? e os homens também usam um uniforme branco a nosso ver muito mais confortável para o clima local, mas também penso o que tanto compram em lojas de roupas que não parecem ser utilizadas por eles, pelo menos não em Dubai.

Mas a população local é minoria lá, menos de 20% do total, a maioria é formada por gente que veio da Índia, Sudeste Asiático e outros países do Oriente Médio. Os Indianos são a maioria com 40% da população e estão presentes em todos os segmentos da sociedade, e como Dubai é hoje um grande canteiro de obras são eles que ajudam a erguer esse Oásis e todas as suas miragens.

Outra coisa que nos chamou a atenção foi o modo respeitoso e cheio de humildade com que os vendedores das lojas tratam seus clientes, em nenhum momento pressionando ou fazendo descaso destes.

Certamente os Emirados Arabes não são uma Democracia, apesar de que há muita tolerância por lá se comparado a outros regimes políticos da região do Golfo, ainda existem leis e costumes aos quais dificilmente poderíamos nos adaptar. Em Dubai em caso de uma acidente de transito envolvendo um local e uma estrangeiro o culpado sempre será o estrangeiro não importando o que houve nem como.

Mas mesmo não sendo um lugar onde viveríamos não significa que não gostamos de conhecer. É impressionante ver como essa cidade que no passado foi um refugio de pescadores e piratas se tornou hoje em um centro de referência em arquitetura, negócios e lazer.

Conhecer Dubai nos fez refletir sobre o como o mundo é grande e há tanta coisa que não conhecemos e não entendemos, tantas formas de viver, e ao mesmo tempo em toda essa diversidade somos tão parecidos, pois é tão fácil encontrar nesse canto do Oriente lugares que nos parecem tão familiares como o Gold Souk que aparte das roupas utilizadas pelos locais poderia se tratar de qualquer esquina do centro velho de Sampa.

Realmente viajar é algo muito bom, esse aperitivo de Ásia abriu nosso apetite para futuras incursões nesse fantástico continente, tão grande e tão cheio de diversidade.

3 comentários:

Flávia disse...

Foi muito bom!

Mario_SW1892 disse...

me hace muy feliz que hayan podido compartir con Viviana, unas lindas vacaciones, lo que se constituyó en el primer viaje intercontinental de nuestra pequeña Leticia

Flávia disse...

Bonitão!