terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Caso Stettbach e a Xenofobia

Há uma semana acompanhamos o desenrolar dos fatos sobre o caso Stettbach, a primeira informação que recebi foi através da comunidade Brasileiros na Suíça do Orkut, realmente foi muito impactante ficar sabendo de um caso tão brutal contra uma moça gravida, nesse momento me senti com a obrigação moral de divulgar a história entre outros expatriados que vivem por aqui, a solidariedade foi imediata, todos ficaram muito chocados com a história, inclusive por que em um primeiro momento se levantou a hipótese de censura da imprensa helvética com relação a este fato.
Mas então começaram a surgir os fatos, o primeiro mito a cair foi o da própria censura, uma vez que assim que acionada a imprensa suíça correu atrás da notícia e deu uma cobertura massiva, em radio, televisão e jornal, em seguida começaram as bombas, com a divulgação do fato que a moça provavelmente não estava grávida no momento do suposto crime, e muito provavelmente nunca esteve gravida, pois até o momento não há um médico ou um único exame que comprove tal fato, apenas um história muito estranha, para quem mora e conhece o sistema de saúde suíço, de que a tal vitima esteve se consultando com uma médica em situação irregular no país. Caso isso realmente seja verdade, por si só demonstraria falta de responsabilidade, pois em país onde o cuidado com a gravidez é tão grande e tudo 100% grátis para pessoas em situação legal, com que justificativa alguém iria pagar por um acompanhamento de 2a. classe para algo tão sério como a gravidez. Ao lado disso outras questões, sobre como aos 3 meses de gestação seria possível conhecer o sexo dos Bebês? só através de um exame de DNA que não acredito ser possível na rede ilegal de médicos.
A Polícia de Zurique segue sua investigação, o caso ainda não foi dado por concluído, porém todos os indícios levam a crer que não houve crime por motivação racial, talvez o único crime seja o falso testemunho da moça, porém ainda é cedo para fazer tal afirmação.
Mas no decorrer dessa semana pudemos observar como a Xenofobia segue forte, não na Suíça, mas no Brasil, a tal ponto de compararem o modo como os Brasileiros são recebidos aqui com o modo como os estrangeiros são recebidos no Brasil, pelo que sei no Brasil correm risco de serem assassinados ou no mínimo assaltados, são sempre tratados como o gringo otário, graças a Deus, nunca fui recebido assim em nenhum outro lugar que não o Brasil, mesmo no Rio de Janeiro já fui roubado por um taxistas na saída do aeroporto Santos Dumont, que me cobrou 40 reais por uma corrida do aeroporto ao Botafogo, imagina se eu tivesse sotaque estrangeiro. Isso, meu pai que é chileno, e há alguns anos voltou para o Chile, foi no começo de 2008 parado por uma Blitz em plena Vila Olímpia, a policia começou exigir dele uma carteira de motorista validada pelo Detram de SP, como era domingo e o Detram estaria fechado falaram que podiam resolver lá por uns 100 reais, a farsa acabou quando eu que estava calado dentro do carro desmascarei eles falando em Português, no fim tive que ouvir que eles haviam se confundido e que tal "assalto" seria valido só para americanos.
Esse fato leva a outro ponto, o fato da policia brasileira ser sabidamente corrupta e incompetente, e na tentativa de encobrir seu despreparo e capaz de prender pessoas inocentes só para atender os anseios da "opinião publica". O mesmo fato se tivesse ocorrido no Brasil já teria levado a prisão de meia dúzia de carecas, que já teriam sido reconhecidos pela vitima de reputação tão imaculada, todos teriam então aquela falsa impressão de justiça, mais tarde se houvesse chance de alguma justiça o réus seriam libertados por falta de prova.
Fico satisfeito de ver que desde o principio a policia Suíça estava agindo bem, mantendo o caso dentro de sua devida descrição, fato que só foi impossível devido a pressão diplomática e o carater de crise internacional que o caso tomou devido as trapalhadas típicas das otoridades de Brasília.
Saí do Brasil por que não podia viver em país com tanta injustiça, com tanta violência e tamanha falta de oportunidade,não era esse o país que eu queria para minha filha e para meus filhos que ainda virão.
Vale lembrar que na Suíça não há questões de interesses acima da justiça, pois aqui segue preso o filho do ditador Líbio Kadafi, não importando que por isso a Suíça e empresas Suíças tenham sofrido pressão, prejuízos e até a prisão arbitraria de cidadãos suíços em território Líbio. O Brasil se bobear é capaz de ainda agir como a Líbia, nossa diplomacia comandada por Lula e Amorin que defendem regimes assassinos no mundo todo, como Sudão e Cuba, só por citar exemplos em nome dos interesses nacionais, concedem refugios a bandidos da pior indole, e entregam pessoa inocentes a regimes crueis e ditatoriais, como no caso dos boxeadores cubanos, também foram responsáveis por palhaçadas como o discurso de um agente da policia federal para turistas espanhóis em Salvador.
Há 6 anos venho frequentemente para Suíça e desde de julho vivo definitivamente no território helvético, sempre fui muito bem recebido e tenho plena confiança nas instituições desse país realmente plural e democrático.

9 comentários:

O Venerável disse...

M., M., M. onde houve a tolice de Lula e Celso Amorim, que não haja a de MS. Compreendo sua indignação, vivendo "a quente" o episódio e sofrendo na pele as consequencias das bravatas do Demiurgo da Banânia - mas da forma em que ficaram suas palavras, ficou ofensivo para os brasileiros que aqui em Banânia estão. Lembre-se que se "escolhe viver" num país por mais fatores que escolhas pessoais...

Flávia disse...

Eu tb nunca tive problemas até hoje, não que não exista quem não goste dos imigrantes... mas acredito que o povo suíço é bem menos xenófobo do que pintam, e o brasileiro é sim xenófobo (tenho histórias chatas do que faziam com os americanos intercambistas na época do colégio).
Mas hoje tivemos notícias novas sobre o caso.

Carol, Ênio e Leila disse...

Realmente lamentável.

Não me envergonho por ter acreditado no caso e nem por ter cobrado da imprensa (o que fizemos todos). O que passou da conta foi a reação de alguns brasileiros que, sem conhecimento de causa, colocavam todos os suíços como potenciais agressores.

Também acho que a chance de ser desrespeitado, roubado ou extorquido é bem maior no Brasil que na Suíça e achei o seu texto bastante oportuno.

Para mim, o que ficou pior de toda essa história, é ter que aceitar o SVP no papel de vítima. rs

Um abraço,
Carol

柴田 disse...

Minha primeira impressão ao ouvir essa história foi uma mistura de choque e um pouco de pé atrás. Considerando tudo o que você fala sobre a Suíça e algumas coisas que vi quando aí estive, nada disso parecia fazer sentido.

Realmente, não faziam. Só mais um brasileiro fazendo o que não deve e "queimando o filme" dos brasileiros que tentam fazer as coisas adequadamente.

Abraços

Anônimo disse...

Acostumados com o Jornal Nacional e jornalismo brasileiro, não podíamos esperar muito da reação brasileira.
Quanto ao presidente, teve a reação também esperada de alguém inexperiente com relação a assuntos realmente importantes.
Como em diversos outros casos, a quadrilha que hoje está no poder deveria se concentrar em enganar o povo (afinal, isso sabem fazer bem); e deixar o âmbito da diplomacia e relações internacionais para os que entendem do assunto.
Abraços!
ps: parabéns novamente!

Anônimo disse...

Olha Mário, com todo o respéito eu discordo veementemente do seu post.

Primeiro porque como descendente direto de imigrantes, nunca ouvi NENHUM parente meu reclamar de qualquer coisa sobre a recepção que tiveram no Brasil. Surpreendentemente eles até elogiam a recepção que tiveram, o que é MUITO significativo dado que meus antepassados vieram para o Brasil no meio da Segunda Guerra e de um país do Eixo.

Segundo porque dentre todos os meus amigos estrangeiros que vivem aqui, os únicos comentários que eu ouvi relacionados à xenofobia são todos criticando algum país europeu. A pessoa mais incisiva nisso inclusive é uma amiga que morou por anos na Suécia, país tipo por alguns como modelo e tido por ela como o pior lugar do mundo para se viver.
Ms principalmente, discordo do seu post porque o tom no qual ele foi escrito o torna exatamente aquilo que você tenta criticar:

O seu post ao meu ver foi preconceituoso.

No mais, parabébs e boa sorte por aí.

[]´s
Rodrigo (que já viveu em lugares diferentes o suficiente para saber que não existe lugar melhor ou pior, apenas lugares com problemas diferentes)

Unknown disse...

Rodrigo,

Também sou de uma família de imigrantes, no meu caso de outro país da américa latina, não da europa, e sei por que vivi na pele, assim como minha família muitas situações de preconceito no Brasil, como você disse não há lugares melhores e piores, conheço muitos outros que passaram pelos mesmo problemas, a questão no Brasil infelizmente é o quão branco e europeu você parece. Quanto ao tom do post, de fato ele foi agressivo, mas foi colocado dentro do contexto do que circulava na midia e comunidades brasileiras durante o periodo em que se divulgou o caso Paula Oliveira, agora totalmente esclarecido e que infelizmente mostrou o como a imprensa Brasileira é superficial e sensacionalista e mesmo promove esse tipo de sentimento Xenofobo entre os Brasileiros.

Flávia disse...

Não existe lugar melhor ou pior? Deve ter sido piada ou o sr. Rodrigo não conhece tanto do mundo assim, nem na teoria.

Unknown disse...

Bom, eu acho que é estranho se criticar o preconceito sendo preconceituoso, mas...

De qualquer modo, como uma amiga minha bem disse, se o preconceito (ou a xenofobia, que nada mais é do que preconceito) no Brasil é escondido, disfarçado, é porque o brasileiro sabe no fundo que preconceito é errado. Isso nos faz melhores do que por exemplo o povo que queima fulano numa cruz só por ele ser negro ou que trata mal por ele ser turco.

Enfim, a discussão para mim não é algo que vai muito mais para a frente do que isso, porque pelo visto discordamos em um ponto crucial: muita gente curte “dar um jeitinho” para absolutamente todas as coisas. Só que eu não culpo a nacionalidade das pessoas por isso, porque eu acredito que apenas os fracos são influenciados de fato pelo ambiente em que vivem.

Eu não culpo a nacionalidade de alguém pelos seus erros. Culpo esse alguém.