terça-feira, 7 de outubro de 2008

Updates Helvéticos

Caros Leitores do Blog, realmente as ultimas semanas têm sido muito agitadas e consequentemente com pouco tempo para escrever e manter este Blog. Em meio a turbulência dos mercados seguimos nossa vida nesse canto do mundo, acompanhando não só as notícias daqui, as quais pretendo comentar em breve, pois descobri que a politica alpina é tão interessante quanto a Brasileira, cheia de conchavos e viradas, mas também aquelas vindas do outro lado do Atlântico. As eleições para prefeito parecem ter sido mais interessantes do que costumam ser habitualmente, em São Paulo não só a Martaxa perdeu a pose ao terminar o primeiro turno com a margem histórica do Petismo 32% como ao ficar atrás do até bem pouco tempo não muito popular, mas nem por isso impopular prefeito Kassab. Sem duvida isso mostra que ao menos em São Paulo as pessoas estão cansadas da forma Petista de governar, cheia de promessas e slogans mas muito pouca ação de fato, é um basta a demagogia barata de Fura Filas, Internet sem fio de Graça, túneis sob a Faria Lima e pontes para a Globo, obra cara e de pouca eficiência iniciada no governo Martaxa. A Falta de conteúdo do Picolé de Chuchu, não cheira, nem fede também parece ter sido bigorna que afundou de vez a campanha deste pseudo social democrata que ajudou Lula em 2006 e pretendia fazer o mesmo favor a Marta agora. Não que eu ache o Kassab excelente, particularmente me sinto feliz de não ter votado esse ano, sim, fico feliz de não ter participado, pois uma das coisas que mais me entristece com relação ao Brasil é o estado de sua politica, e infelizmente sinto que há pouco que se possa fazer para muda-la a curto prazo, pois isso exigiria uma mudança de forma de pensar do país inteiro.

Não que aqui a Politica seja melhor, na verdade é sempre importante estar de olho neles, mas aqui é diferente a forma como as pessoas tratam a política e a coisa publica, a forma como está colocada a representação política aqui na Suíça traz o poder diretamente para o cidadão comum,
projetos e leis são debatidos publicamente e decididos em corriqueiros referendos nacionais. Aqui há uma enorme diferença da forma "democracia direta" que há aqui e a desejada por governantes de países como Venezuela, Equador e Bolívia. No Caso helvético o poder esta realmente na mão do povo, uma alteração na constituição só pode ser aprovada pela população, e para ser levada a votação precisa contar com o apoio de muitos eleitores, leis e outros projetos podem ser sugeridos diretamente pelas pessoas comuns, aqui não há a figura de um presidente forte a quem todos devem amar, nem um governo homogêneo. No caso desses Países Sul Americanos seus projetos de democracia direta sempre incluem a manutenção ad eterno de um pai da Pátria que tem o poder e o dever de garantir a democracia.

Mesmo assim há figuras de projeção nacional por aqui, e até quem como o Picolé de Chuchu e o Hugo Chaves tenha sede demasiada de Poder e características Populistas, escreverei sobre isso em um Post futuro.

Um comentário:

Flávia disse...

Estou pouco atualizada sobre a política helvética (fora o que vc me atualiza).

Agora no Brasil as coisas continuam iguais NO DISCURSO. O PT levou um sustinho já que tinha confiança na imagem do Lula que poderia salvar a tudo e a todos e "ganhar" muito mais do que ganhou. Não foi bem assim. Só no discurso a conversa fiada continua a mesmissima m... coisa, cantando vitórias e glórias, claro, num legítimo 1984.