quarta-feira, 26 de março de 2008

O Primeiro Post do Blog

Acabei de ler 100 años de Soledad, que na minha opinião é o melhor livro que já li. Sempre ouvi falar muito sobre este livro, mas na realidade não tinha a menor ideia sobre o que se tratava, até que devido a recente crise entre Colômbia e Equador comecei a pesquisar sobre as FARCs e história colombiana de um modo geral. História e politica sempre foram temas que muito me interessaram e hoje graças a Internet disponho de mais fontes onde buscar informações, e foi assim lendo diversos artigos em especial na Wikipedia que fiquei sabendo sobre o Bogotazo e sobre o Massacre das Bananeiras, que por fim me levou ao livro e me recordou um fato da história do Chile que foi o Massacre de mineiros na escola Santa Maria de Iquique fato abordado em canções da Violeta Parra. Pois bem, assim também soube que o Gabriel Garcia Marquez havia abordado o Massacre das Bananeiras e outros episódios da história de seu país nesse livro e foi assim que comecei a ler essa belíssima novela sobre a família Buendía. Encontrei no livro muito mais do que eu esperava, a saga dessa estirpe condenada a 100 anos de solidão me prendeu e ocupou meu pensamento por 1 semana e meia conforme encontrava tempo para seguir a leitura. Me trouxe também outros fatos sobre a história da Colômbia e seus protagonistas que acabaram por inspirar alguns personagens do livro. Não vou contar a história do livro pois desejo que todos possam lê lo como eu li e descobrir esta que uma das melhores histórias já escrita em língua espanhola. Quanto a foto que ocupa este Post, bom este sou eu há um 1/4 de século, em um aniversário comemorado no apartamento em que morei na Rua Sararé 287.