segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sächsilüüten


































O Sechseläuten (Sächsilüüten em Zuritüüsch) é um feriado da cidade de Zurique onde se celebra mais que o fim do inverno a chegada da Primavera e os dias longos que podem ser aproveitados com luz do sol por todos os que param de trabalhar as 6h. Diz a história que antigamente os habitantes de Zurique trabalhavam durante o inverno somente até o por do sol, o que durante os meses de Dezembro e Janeiro acontece ente 4 e 4.30 da tarde, porém com a chegada da primavera os dias passam a ser mais longos, porém para compensar os dias com menos horas trabalhadas os trabalhadores seguiam trabalhando até o por do sol, até que um dia eles voltavam a trabalhar até as 6h da tarde, por isso Sechseläuten, que em alemão é parar as 6.
Essa é uma festa cheia de tradições, desde as parada com as crianças no sábado, onde além delas também participam algumas comunidades estrangeiras da cidade, bem como algum cantão convidado. As crianças desfilam com trajes de diferentes épocas e acompanhadas de diversos personagens e carros alegóricos que fazem alusão a primavera que esta iniciando.
Mas a parada mais importante é a de segunda feira, onde desfilam as 26 associações profissionais, politicas e militares de Zurique, todo vestidos com roupas de épocas atravessam a cidade da Burkliplatz pela Bahnhofstrasse até chegar a Opera em Bellevue e então lá as 18h é que é colocado fogo no Böögg, talvez algo que lembre a malhação do judas que temos na semana santa, mas o Böögg aqui que será malhado, ou melhor queimado na fogueira em um ritual que nos remete a tempos medievais, representa o Homem de Neve, afinal depois de 6 meses de frio nada mais natural do que o desejo de queimar algo que simbolize o inverno e que ele fique bem longe. A tradição diz que quanto mais rápido o Böögg queimar, melhor e mais longo será o verão, bom, este ano ele levou 12 minutos e 45 segundos, fazendo um paralelo a outros anos, podemos esperar um verão de pelo menos uns 30 a 35 dias... tomara :)

Queimando O Homen De Neve



Geolocate this post

Posted with LifeCast

domingo, 12 de abril de 2009

Feliz Páscoa, e passeio ao Tiergartem de Zurique

Finalmente a primavera chegou aqui nos Alpes com temperaturas acima dos 20°C e sol até as um pouco depois das oito da noite, o que tem garantido dias muito agradáveis. Nossa gatinha, (ou coelhinha) pode pela primeira vez em sua vida sair para passear sem precisar usar gorros, luvas, cobertores e sacos anti térmicos. Finalmente ela pode ver o verde dos gramados e isso a tem deixado muito feliz, no meio de seus inúmeros "angus" ela já tem até cantarolado um pouquinho, é o espírito da primavera.

Hoje foi um belo domingo de Páscoa, e aproveitamos para ir conhecer o Zoo aqui de Zurique, essa também foi a primeira vez que nossa filhinha foi a um, está certo que ela não estava lá muito interessada em ver os bichos, afinal ela ainda é uma bebezinha com apenas 2 meses de idade, mas o passeio foi bastante agradável, o Zoo daqui possui diversos animais, como macacos, elefantes, tigres, leopardos e cangurus, uma área com animais tropicais, onde a temperatura e a humidade não deixavam nada a desejar ao que se sente no Brasil, lá se pode ver desde belos e coloridos tucanos a anacondas e insetos que habitam florestas do hemisfério sul, e foi justamente essa a parte que a Letícia mais gostou, não pelos bichos, mas pelas plantas colocadas no teto, não sei por que mas ela se diverte muito com tudo que está pendurado no alto, seu brinquedo preferido é o mobile do berço. Há ainda a área com os pinguins, que até pouco tempo atrás podiam ser encontrados caminhando no meio do parque, na tradicional pinguim parade, bom isso ficará para o próximo inverno, por enquanto ficamos muito felizes em vê-los através do vidro. Agora era um casal de pavões que passeavam tranquilamente entre os visitantes do Tiergartem. Não chegamos a visitar o Zoo inteiro, assim ficam razões para voltar, esse é segundo Zoo que conheço, o outro é o de São Paulo, que também é excelente e conta com uma diversidade grande de animais.

O Feriado ainda não acabou, aqui há ainda a segunda feira de pascoa, ainda não sabemos o que fazer, mas se amanhã o dia estiver tão bonito como hoje, e assim é o prognóstico da meteorologia, podemos passear pelo lago aqui perto de casa, o Greifensee. vamos ver, enquanto isso vamos ver o que o coelhinho da pascoa deixou para nós. Aqui na terra do chocolate, os ovos de chocolate não fazem o mesmo sucesso que no Brasil, a tradição aqui ainda é pintar o ovo cozido, por enquanto ainda não experimentamos essa, quem sabe quando a Letícia for maior e quiser procurar os ovos junto a outras crianças. Boa Páscoa a todos :)